quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Romaria de Nossa Senhora do Porto d'Ave



Não é possível falar da Romaria sem destacar a parte religiosa, motivo da realização da festa e que origina a visita de milhares de fieis que todos anos se deslocam ao nosso Santuário para venerar Nossa Senhora do Porto d’Ave.

Este ano não será diferente e nas comemorações do nascimento da Mãe de DEUS que há quase três séculos são assinaladas de forma ímpar em Porto d’Ave, o programa da festa mantém as habituais Novenas e Procissões que ano após ano temos assistido a um crescimento no número de participantes que escolhem esta data e o nosso Santuário para prestar a devida Homenagem e Gratidão à Virgem Maria.

A primeira Novena que marca o início religioso da Romaria está marcada para as nove horas do último Sábado de Agosto, dia vinte e oito, com a pregação a cargo de Reverendíssimo Padre João Alberto Sousa Correia.

Todas as novenas, que serão celebradas diariamente, terão o horário da primeira com a excepção da segunda e última que por acontecerem nos dois Domingos da festa a sua realização terá início pelas dez horas e trinta minutos e onze horas respectivamente.

A Procissão de Velas é o ponto mais nobre da Romaria e move cada vez mais fieis numa arrepiante demonstração de devoção a Nossa Senhora do Porto d’Ave. A sua realização será na Sexta à noite, dia três de Setembro pelas vinte e uma horas com saída do Santuário precedida do trajecto habitual.

No Sábado, dia quatro pelas dezassete horas, o nosso santuário volta a ser palco dum episódio de grande louvor a DEUS, onde decorrerá a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O dia principal é o Domingo, cinco de Setembro e será marcado por dois importantes acontecimentos dedicados a Nossa Senhora do Porto d’Ave. Pelas onze horas da manhã dará início a última Novena da Romaria de Dois Mil e Dez e será presidida por Sua Excelência, o Senhor D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, Bispo Auxiliar de Braga. Esta celebração será transmitida em directo pela Rádio Renascença para que os devotos que por razões de saúde estejam impedidos de se deslocar ao Santuário possam assistir através desta via de comunicação.

Da parte da tarde, pelas dezassete horas dará início a grandiosa Procissão com a participação de mais de uma centena de Figurantes e vários andores enfeitados com flores naturais. A organização deste acontecimento é da responsabilidade do Agrupamento de Escuteiros de Porto d’Ave e conta com Guarda de Honra montada a cavalo, a Fanfarra de Arosa e o Grupo de Romeiros de Ribeira do Cávado.

Este é um dos acontecimentos mais marcantes da Romaria e são dezenas de milhar de pessoas entre os participantes e os que ao longo do percurso preenchem ambas as bermas da estrada para assistir a uma inigualável manifestação de vivência da Fé com um espectáculo à mistura proporcionado pelo rigor da organização de toda estrutura, o brilho dos Figurantes e Andores e pela multidão que envolve todo acontecimento.

Para terminar a parte religiosa da Romaria, e como vem sendo habitual, poderemos ainda na sessão de fogo de encerramento assistir a mais uma homenagem a Nossa Senhora do Porto d’Ave.

A administração do Blogue reforça o convite a todos para visitarem o nosso Santuário e participarem nestes eventos. Venham à Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave.


Sem comentários: