segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bifes à Romaria na Tasquinha da Confraria

Já cheira a Romaria. Chico Soares e Tuxa Maia foram os elementos da Confraria escalados no recente fim de semana para prestar serviço na Tasquinha do Terreiro do lago. Trocaram o fato de banho pelo avental e em vez de uma ida à praia com a família assumiram de forma exemplar as funções de Chef de Cuisine e Chef de Service. Atempadamente anunciaram que a ementa seria nada mais nada menos que Bifes à Romaria e a mensagem foi passando. Desta forma o apetite foi-se aguçando durante a véspera e várias dezenas de visitantes deslocaram-se ao improvisado Restaurant para o primeiro contacto com a Romaria, ora não vá chegar a célebre semana e os simpáticos bovinos responderem negativamente ao convite que há mais de um século todas as mesas de Porto d’Ave lhes endereçam nesta época.

As encomendas não paravam de chegar à cozinha onde as esposas e outros familiares dos Confrades de serviço iam dando conta do recado, e o aroma invadia o recinto fazendo crescer água na boca a todos os presentes. Duas ou três garrafas após optarem pela sugestão do Chef, Bifes à Romaria ou então Bifes à Romaria, lá viam com agrado chegar as travessas carregadas com os afamados cobertos de cebolada e por maiores que os pratos fossem eram insuficientes para os albergar. Esta especialidade típica de Porto d’Ave é um petisco muito apreciado durante todo ano, mas nesta época é-lhe acrescentado como que por magia um indescritível sabor a Romaria que não deixa ninguém indiferente. Para sobremesa, como não podia deixar de ser, o Melão ou Melancia também marcaram presença em todas as mesas.

Fica o registo que se tratou de mais um fim de semana de muita diversão e alegria. Adivinha-se que este espírito já só vá parar com o estalar das bombas na sessão de fogo de encerramento no primeiro Domingo de Setembro.

Temos Romaria.



2 comentários:

rui russo disse...

isso se a taskinha aguentar mais 2 semaninhas

Tília Maior disse...

A administração do blogue endereça um grande abraço ao Romeiro Rui Russo, e a Tasquinha estará aberta para o receber. Claro está que terá que se prevenir com Saca-rolhas de qualidade.