sábado, 7 de agosto de 2010

Grupo de Emigrantes presenteiam Confraria


Já ninguém fica surpreendido ao ouvir falar da generosidade dos emigrantes na colaboração com as causas da nossa terra. Não sabem dizer não quando lhes é solicitada ajuda para as nossas instituições que sem eles jamais teriam a grandiosidade que se lhes reconhece.

O episódio que vou relatar refere-se a um grupo de nossos conterrâneos que partiram para a Suíça à procura duma vida melhor, e tal como todos os outros, levaram na bagagem a Saudade e o Orgulho de pertencer a este jardim com aroma a Tília que DEUS tão cuidadosamente arquitectou e edificou na margem direita do Rio Ave.

Vivem durante onze meses por ano fora da terra que os viu nascer e crescer, mas quando regressam trazem sempre muito mais que um abraço. Já nos habituaram a não se limitarem a esperar pela abordagem para colaborar, e tomam eles iniciativas que se tem revelado muito enriquecedoras para as várias instituições da nossa terra. Desta vez, e após se inteirarem de uma das várias carências da Confraria de Nossa Senhora do Porto d’Ave, resolveram presenteá-la com um Tractor de limpeza de jardins que ajudará a manter mais asseados os terreiros pertencentes ao Santuário. Um presente muito útil e generoso, que revela também a sua preocupação na preservação de todo este património de ímpar beleza arquitectónica e paisagística.

O senhor Carlos Rufino, actual Juiz da Real Confraria de Nossa Senhora de Porto d’Ave recebeu as chaves das mão do senhor Lino Pereira, um dos elementos desta família de amigos de Porto d’Ave, e no final dirigiu algumas palavras de agradecimento a todos que contribuíram neste generoso acto.

A Tasquinha da Confraria estava mesmo ali ao lado, e no final da informal cerimónia houve lugar para um lanche convívio em ambiente familiar onde reinou a boa disposição que contagiava quem vinha chegando.

A administração do blogue deixa aqui o reconhecimento pela importância que estes actos tem na vida das nossas instituições. Aos amigos José Pereira, Manuel Cruz Pereira, Carlinhos, Lino Pereira, José Azevedo, Rafael Silva, Ricardo 40, Heleno Costa, Mané, Joaquim Antunes, Tó Pereira, Filipe, Litos Fernandes e muitos outros amigos de Porto d'Ave que colaboraram nesta iniciativa e não puderam estar presentes na entrega do presente, a todos muito obrigado.

3 comentários:

Irmão da Confraria disse...

Muito obrigado

Anónimo disse...

É uma boa altura para lembrar o dinamismo do Carlos Fafe. Felizmente tem muitos seguidores. Isto é que é boa gente...

Fabiano disse...

Muito obrigado a todos os emigrantes. Gesto muito bonito.