terça-feira, 31 de agosto de 2010

Romaria Centenária na Noite da Comunidade

Música, Dança, Vinho, Bifes, Melão e Melancia e muito humor. Tudo isto foi apresentado na noite de Terça de Romaria. Apesar da chuva que chegou mesmo a ultrapassar a linha de uma simples ameaça, ninguém ficou em casa e a Praça voltou a tornar-se pequena para albergar um fantástico público que ria e aplaudia continuadamente. A noite era da responsabilidade do Centro Social e da Escola EB1 de Porto d’Ave e os artistas foram os Alunos, Professores, Auxiliares e Pais.

Um talentoso elenco e uma encenação da Romaria no início do século passado levaram a nossa comunidade a fazer uma viagem no tempo. O rigor depositado em cada pormenor, desde o vestuário ao sotaque, as brincadeiras das crianças, os arranjos matrimoniais e com o avançar da hora e os garrafões já vazios não faltaram as cenas de pancadaria habituais dessa época quase sempre por causa de “saias”, sempre ao som das concertinas e dos cantares tradicionais com momentos cheios de humor sempre presentes.

Começa-se a instalar alguma preocupação com espectáculos a realizar no futuro, porque a continuar esta onda da veia artística em Porto d’Ave com revelações cada vez mais surpreendentes vindas de todos cantos, corremos o risco de a curto prazo ficar com a plateia vazia e não haver palco que chegue.

No final, os responsáveis pelas instituições que tornaram possível a realização desta magnífica Noite de Romaria mostravam-se muito agradados e não pouparam elogios a todos que colaboraram e participaram neste projecto com tão excelentes resultados. O Senhor Padre Augusto começou mesmo a sua intervenção com as seguintes palavras com que termino o post: "Isto é Romaria no seu esplendor".


Sem comentários: