segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Maior Romaria de Portugal


Num post anterior falamos da parte religiosa da Romaria de Nossa Senhora de Porto d'Ave como motivo da realização desta festa, mas para que a sua grandiosidade tenha a dimensão que se lhe reconhece e que ano após ano seja notório o seu crescimento, muito contribuem as tradições, nomeadamente em relação à gastronomia que
o sendo preservadas e cada vez mais divulgadas de tal forma que Romaria dos Bifes e dos Melões passou também a ser uma das denominações das festas de Porto d’Ave.

Também os instrumentos musicais tradicionais são cada vez mais uma referência na Romaria. Depois de alguns anos com menos notoriedade, os tocadores de concertina e cavaquinho entre outros, voltam a animar os dias e as noites e é cada vez maior a afluência de aficionados que isoladamente ou em grupo rumam a Porto d'Ave nesta data. A este fenómeno está directamente ligado o desfile de cavalos e charretes que recentemente enriqueceu o programa da festa e que no presente ano decorrerá na tarde de Sábado, 28 de Agosto, dia da primeira novena. É reconhecido por todos que estes convívios são sempre muito animados com a companhia destes instrumentos musicais, daí que esta tradição voltasse a ser um marco de grande relevância na Romaria.

Outro factor de grande importância na preservação das tradições é a exibição de Gado no topo do Arruado na manhã do primeiro Domingo da festa, uma semana antes do grande dia, e atrai cada vez mais público incentivando desta forma a uma sã competição entre os diversos proprietários dos talhos das redondezas, contribuindo desta forma para um aumento da qualidade e uma maior promoção dos Bifes à Romaria.

O programa de entretenimento que tem contado nos últimos anos com vários espectáculos musicais e não só durante todas as noites da festa é outro factor relevante no engrandecimento da Romaria. Sem desrespeitar a linha orientadora das comemorações que relembro, é o nascimento da Virgem Maria, existem espectáculos para os mais variados gostos preenchendo todas as noites da semana.
No Sábado dia 28 de Agosto, o habitual Festival Folclórico terá início pelas 21,00 horas animando a primeira grande noite de Romaria. Em cima do palco estarão grupos representantes de várias regiões do país e como não podia deixar de ser podemo-nos deliciar com a actuação do Rancho Folclórico de Porto d'Ave .
No final haverá uma grande sessão de Fogo de Arificio.


No domingo, dia 29 de Agosto, a atracção da noite é da responsabilidade do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso que em frente ao Baldaquino apresentará a peça "Pássaro de Papel" , com encenação a cargo Director Artístico Moncho Rodrigues e conta com Isabel Pinto e Sofia Lemos no elenco para este grande espectáculo cultural.

Na Segunda Feira será a vez dos mais ou menos desafinados subirem ao palco para alguns minutos de fama, com uma noite de Karaoke a dar oportunidades a todos para brilhar. Não é necessário ter talento, basta ter coragem para segurar o microfone e enfrentar um público pouco exigente. Será sem dúvida uma noite muito animada, onde não irão faltar os aplausos entre algumas gargalhadas e assobios que caracterizam também estes eventos.

Dia 31 de Agosto terá lugar a Noite da Comunidade com um programa da responsabilidade da Escola EB1 de Porto d'Ave. Alunos, Professores, Auxiliares e Pais revelar-se-ão verdadeiros artistas e serão a grande atracção desta divertida noite de Romaria.No dia 1 de Setembro o Grupo Desportivo de Porto d’Ave fará a habitual apresentação de todos planteis que vão representar o clube na época 2010/2011. Durante a noite serão vendidas rifas com aliciantes prémios que serão sorteados no local, com as receitas desta iniciativa a reverter a favor desta grande instituição desportiva da nossa terra. A terminar a noite haverá um espectáculo musical.
A Noite Gerações com a presença dos DJ’s Fernando Alvim, Ruy Versety, Luigi, e também Rui Fernandes e Cirilo a recordar os anos 80 será uma animadíssima noite que irá atrair multidões na Quinta Feira e a festa irá decorrer até ao sol nascer. Recordo que no dia seguinte há novena com início marcado para as 9.00 horas e vimos fazer um apelo aos responsáveis por este evento para que nesta hora o Bar se encontre encerrado e estejam já desligadas as colunas de som.

Na Sexta Feira, a grande atracção é o Grupo de Música Tradicional do Ave que a partir das 10.00 horas animará a noite com um magnífico espectáculo musical.
No Sábado, a maior “noitada” da Romaria conta com a Banda Arco Íris que irá actuar durante a noite e a madrugada com um variadíssimo espectáculo de música para todos gostos. Com a habitual interactividade com a multidão que marcará presença no recinto adivinha-se que a animação só termine com o sol já bem alto.
Domingo, 5 de Setembro, dia principal da festa, pelas 14.00 horas darão entrada a Banda Musical de Golães (Fafe), e a Banda Musical Arcoense (Arcos de Valdevez), que actuarão até ao encerramento da Romaria em constante despique. No final da noite está também marcada uma rusga de concertinas.


Nas noites de Sexta e Sábado haverá sessões de Fogo de Artificio e no Domingo podemos assistir a um espectáculo de Pirotecnia único e cuidadosamente enquadrado com aquele espaço de ímpar beleza arquitectónica. Cachoeira, Fogo Aquático, Fogo Cruzado, e variadíssimas formas desta secular arte a deixar maravilhada uma moldura humana que ano após ano cresce cada vez mais.

Mais uma vez a administração do blogue endereça o convite a todos para rumar a Porto d'Ave nesta data e marcar presença na maior Romaria de Portugal.

Sem comentários: