sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Amigo de Porto d'Ave edita Livro de Poesia


Abel Ribeiro Poças, natural de Sobradelo da Goma é autor dum livro que recentemente me chegou às mãos. Sem estar habilitado a fazer qualquer avaliação duma obra literária, deixo aqui as impressões que soube colher enquanto mero leitor ao folhear as suas 150 páginas.

É notório que o seu autor além dos dedos utiliza também o coração para segurar na esferográfica enquanto escreve os seus poemas, deixando bem vincado o apego às suas origens.

Na apresentação do livro ficamos a conhecer que a criação de poemas e canções não ocupam toda a veia criativa deste artista, pois é também reconhecido como detentor dum ímpar talento na arte de trabalhar a madeira. Envolto numa cortina de simplicidade pouco vulgar, que rasga apenas no arrojo dos sonhos que nos revela e acredita ver um dia realizados, onde entre eles consta uma vitória no Festival da Canção. Tem já doze canções publicadas em CD e não quer parar por aqui.

Actualmente integra o Grupo Coral de Porto d’Ave, um dos seus passatempos preferidos como o próprio relata, mas esse não é o único motivo que me levou a escrever este artigo. Ao folhear as páginas deste livro encontrei várias vezes o nome Porto d’Ave, onde o autor demonstra uma enorme sensibilidade e paixão por todo seu património Religioso, Cultural e Arquitectónico que tanto nos orgulha.

Termino com algumas quadras que poderão encontrar nesta obra que nenhum Portodavense poderá deixar de ter na sua prateleira.

“Senhora do Porto d’Ave

Ao Senhor pede por nós

Com amor cantamos teu nome

Sempre, sempre em alta voz”

Pag. 142

“Porto d’Ave é muito lindo

Tem mosteiro e os calvários

Com um belo escadario

E também seus fontanários”.

Pag. 143

“Que é uma bela romaria

Com seus usos e tradições

Por isso mesmo se chama

Dos bifes e dos melões”

Pag. 144

“Senhora do Porto d’Ave

És a alegria do povo

Ajuda-nos a construir

Um mundo mais justo e novo”.

Pag. 145

Sem comentários: