domingo, 7 de novembro de 2010

1º Aniversário www.portodeave.blogspot.com


Foi há um ano que nasceu o Blogue www.portodeave.blogspot.com. Promover e defender o Grande Nome Porto d’Ave onde se incluem as suas instituições e toda a sua história foram as principais razões que me levaram a criar este espaço e desde esse dia nem uma linha foi desviada na rota do compromisso que interiormente assumi. Não me cabe a mim enquanto autor e administrador do blogue fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido, mas sei traduzir o aumento de visitas que noto semana após semana. Miguel Torga disse um dia que nenhuma árvore explica os seus frutos, mas gosta que lhos comam.

Levar alguma informação da nossa terra aos seus filhos espalhados pelo mundo foi outra das razões que me levou a desenvolver este trabalho, e é precisamente aqui que sinto a maior gratificação. De mais de trinta países onde esta página já foi aberta, agrada-me notar que é raro o dia que não sejam registadas visitas da França, Suíça, Espanha, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Angola, Moçambique, e embora com menos assiduidade sejam também frequentes as visitas de Luxemburgo, Reino Unido, Canadá, Marrocos e Tunísia. Também elas são uma grande motivação para continuar com a missão a que me propus há um ano. Para todos estes amigos envio um grande abraço esperando retribuir a vossa visita ajudando a minorar a dor da saudade provocada pela distância desta terra bendita.

Não menos motivador, e digo-o sem qualquer ironia, são os insultos anónimos “alguns pouco anónimos” que constantemente são dirigidos ao Blogue e a quem o serve. A par destes coloco as depreciações descabidas, curiosamente tantas vezes vindas de quem não lhes é conhecida tampouco competência para consultar a caixa de mensagens no telemóvel, muito menos para aceder a este espaço. Para esses que devido à ausência das faculdades necessárias para formar opinião própria aguardam-na de outros para se pronunciarem, e como lhes é ditada uma avaliação por quem em vez de analisar um projecto pela sua qualidade e utilidade fazem-no em função de quem está por trás dele, fico com a satisfação de constatar que, apesar de ruidosos, são poucos e fáceis de notar. A sua revelação apenas vem demonstrar a tenuidade da linha que separa o ridículo do sensato.

Nesta data vou pela primeira e única vez dirigir algumas palavras aqueles que cobardemente se escondem, ou tentam esconder, por trás da cortina do anonimato para me insultar estendendo por vezes esses ataques a outras pessoas que partilham comigo o orgulho de pertencer a Porto d’Ave onde se inclui todo o seu Património criado e enriquecido ao longo de séculos. Aceitem um conselho e protejam melhor a vossa identidade tendo atenção que a conta google esteja fechada antes de enviarem os comentários. Só dessa forma serão realmente anónimos, permanecendo cobardes obviamente.

Criei também este espaço acreditando que ele pudesse contribuir para o melhor funcionamento das nossas instituições recolhendo opiniões em diversas áreas, mas esse objectivo não foi conseguido. Escrever em vez de falar seria incómodo para alguns, pois não seria fácil inverter um discurso com a facilidade tantas vezes constatada. Segundo recentes revelações, muitos há que optam por outro tipo de órgãos de comunicação onde durante as tardes e noites vão dando e escutando opiniões em que o sentido das mesmas tantas vezes muda conforme quem entra ou sai. Durante este ano em que administrei este espaço tornei-me mais conhecedor da comunidade em que estou inserido e não deixo de me surpreender com invulgares posições de pessoas, algumas que até se apresentam impecavelmente vincadas, deslumbre que se desmorona quando dão uso à palavra.

Registar os acontecimentos mais marcantes na vida das instituições e pessoas que representam e elevam o nome da nossa terra foi outro importante proposto de que me incumbi há um ano. Tenho consciência nem tudo que era merecedor de relevância ficou aqui registado. Além da falta de disponibilidade para estar presente em algumas ocasiões, outras houve em que me deparei com as portas fechadas. No entanto, dentro duma área que por direito me é acessível nunca deixei de registar alguns acontecimentos apesar das barreiras estranhamente erguidas.

Estou orgulhoso daquilo que criei e não tenho dúvidas que Porto d’Ave precisa dum espaço não como este mas muito mais abrangente, mas para isso será necessário um trabalho de equipa. Não que isso signifique que eu tenha estado sozinho neste barco, pois desde a primeira hora que este blogue dependeu da colaboração de alguns amigos. A esses dirijo as últimas palavras deste post: Muito Obrigado.


Tília Maior


3 comentários:

Francisco Moura disse...

Parabéns ao autor/administrador pelo trabalho desenvolvido. É gratificante ver que ainda há quem tenha bem enraízado o "bairrismo" pela terra e o orgulho vincado nas suas instituições. Apenas faço um reparo. O autor é titular de um dicionário, no mínimo, jeitoso mas tem uma grave falha na letra I, falta-lhe a entrada imparcialidade. Mas não quero que este reparo em nada ofusque ou minimize o trabalho até ora desenvolvido.
Parabéns e muitos anos de vida.

Tília Maior disse...

Caro Francisco, começo por lhe dizer que muito me honra a sua visita e convido-o a aparecer mais vezes, pois isso seria um enorme contributo para o enobrecimento do blogue.
Quanto ao reparo que faz, eles são sempre bem vindos pois tenciono melhorar a qualidade da informação que vou fornecendo. No entanto, ele ficaria mais esclarecedor se indicasse a parte do blogue onde notou a ausência do dito "I".
Um abraço e volte sempre.

Vitor Manuel disse...

Parabéns é dizer pouco a tão digno e louvável trabalho mas sendo assim com uma simples palavra mas com GRANDE sentimento digo PARABÉNS a quem através deste blog dá a conhecer a vida da nossa Terra...e digo mais - PARABÉNS. Diria muito mais mas não quero ser repetitivo... Aquele Abraço.