domingo, 7 de novembro de 2010

Benjamins do Porto d'Ave Lideram Campeonato


A equipa mais jovem do Grupo Desportivo de Porto d’Ave realizou na manhã de hoje uma partida no nosso Parque de Jogos referente à segunda jornada do campeonato. Depois duma vitória no jogo inaugural os nossos Benjamins, antes denominados Escolinhas, tiveram pela frente a equipa de Barco Academia que também levaram de vencido.

Com idades entre os oito e dez anos, estes jovens jogadores já sentem o peso da camisola axadrezada que demonstram um enorme orgulho em vestir. Disciplina, Alegria, Vontade de Vencer e uma Grande União são características que saltaram à vista de quem acompanha a esta equipa.

A estratégia transportada para dentro das quatro linhas é transmitida pelo Mister Rique Maia, um treinador que contabiliza quase duas décadas ligado ao futebol e conta com a colaboração de Rafael Carvalho que apesar de ser ainda bastante jovem demonstra enorme sentido de responsabilidade. Desta forma estes miúdos começam a dar os primeiros toques na bola sob a orientação duma dupla competente e detentora dos valores indispensáveis para o exercício de tão exigentes funções. Além da equipa técnica, estes jogadores são acompanhados durante as actividades da semana pelos directores Filipe Silva e José Filipe Vale.

E como não podia deixar de ser, também os pais e outros familiares marcam presença sempre que podem e são a verdadeira “torcida” que lhes transmite a força e determinação necessária para que os objectivos traçados sejam alcançados. No fundo, todos juntos são Equipa.

Num plantel constituído por mais de duas dezenas de crianças que trabalham durante a semana para merecer a confiança do “Mister”, e como a convocatória para cada partida não pode ultrapassar doze jogadores sendo que desses apenas sete podem alinhar de cada vez, directores e equipa técnica tem a difícil missão de gerir as mais diversificadas emoções na véspera e durante cada jogo. Nenhum merece ficar de fora, mas as regras exigem que quase metade do plantel não conste na ficha de cada jogo. Apesar disso, todos vão tendo oportunidades ao longo da época para demonstrar o seu potencial.

Além dos jogadores inscritos na Associação de Futebol de Braga, os responsáveis por este escalão tem nas suas fileiras mais quatro crianças ainda mais jovens que não estando federados também já fazem parte da grande Família Portodavense. Quando se pergunta o que querem ser quando forem grandes a resposta é a mesma em todos: Jogador de Futebol, e se já o são ainda em pequenos porque não manter o sonho. No entanto, não se conhece até hoje um único caso dum futuro risonho num futebolista profissional sem que o êxito dentro das quatro linhas caminhasse a par doutro muito mais importante que é o o aproveitamento na escola e em todas as actividades formadoras do ser humano. Essa é que tem que continuar a ser a grande prioridade e por enquanto a bola deverá servir apenas para se divertirem sem estarem obcecados pelas vitórias.

As chaves das redes da baliza são confiadas ao guardião Rodrigo e entre voar, saltar ou rastejar, não olha a preferências para levar a melhor no difícil duelo que trava com os avançados adversários.

Bruno, Luís, Nuno, Abel Folha, Luís Maia e Mara foram os seis jogadores de campo escolhidos para actuar de início mas nenhum dos que se estavam sentados no banco de suplentes regressou aos balneários com as chuteiras limpas, e com as substituições que foram decorrendo durante os cinquenta minutos de jogo, também Leandro, João, Rodrigo Araújo, Francisco e Marcelo alinharam nesta partida. Todos juntos presentearam uma numerosa plateia com um grande espectáculo de futebol não só pela classe demonstrada mas sobretudo pela determinação na conquista dos três pontos que só parou com o som do apito final.

Com a partida terminada, estes jogadores não se esqueceram do público retribuindo o apoio que receberam com um gratificante gesto.

E não sendo o principal objectivo neste escalão, também importa dizer que no final o placar fazia jus ao que se passou dentro das quatro linhas e anunciava uma vitória do Porto d’Ave pela expressiva vantagem de seis a um. Os golos do Porto d’Ave foram apontados por Luís Maia e Abel Folha que bisaram na partida e também Mara com o golo inaugural e Marcelo a fechar a contagem fizeram o gosto ao pé.

A estes miúdos que honram a camisola do Porto d’Ave e à equipa técnica e directores que os acompanham, a administração do blogue envia-lhes os parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.

"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."
( Karl Mannheim )

5 comentários:

rodrigo soares disse...

Ó Tó tens aqui um erro

Tília Maior disse...

Rodrigo, diz-me por favor qual é o erro para eu corrigir.

Anónimo disse...

Este sábado o porto d'ave perdeu 8-2 contra as águias negras(tabuadelo)...

Mara 17 disse...

O porto d'ave tem que ganhar.Com um belo jogo como no cerzedelo.Vamos equipa do porto d'ave,ganhar, força.

Mara 17 disse...

Aparesse domingo no campo de jogos ás 11 horas.