sexta-feira, 21 de maio de 2010

Marinho Silva - Treinador Iniciados


De Marinho Silva recebemos o seguinte testemunho que pelo teor das declarações justifica que surja como post neste blogue:
Recordo que este escalão escreveu mais uma Página Dourada na História do Grupo Desportivo de Porto d'Ave alcançando a Subida de Divisão.

"Como estamos em vésperas de terminar oficialmente a época não poderia deixar de colocar um comentário, propositadamente tardio. No final se fazem os balanços, apenas no final, ainda para mais quando estamos empenhados no nosso trabalho de serviço a este clube. Não passei poucas vezes por cá, mas achei que não seria a altura de deixar qualquer comentário. Agora sim. A minha visão da época terá, obrigatoriamente, dois aspectos a salientar: por uma lado a avaliação da época do grupo onde estive a trabalhar directamente, os iniciados, e a avaliação do trabalho global do clube ao qual, com muita honra, hoje pertenço. Devo começar por referir que a minha entrada no clube se deu quase de uma forma acidental, imprevisível. No entanto, recebi com muito agrado o convite do presidente e devo confessar-me surpreendido por tudo aquilo que encontrei. Por dentro, as realidades tornam-se muito mais claras e verdadeiras no seu sentido. De fora tendemos a fazer avaliações contaminadas de preconceitos e pressupostos errados. A primeira conclusão a que chego é que, de facto, o GDPA é um clube diferente, mas que marca a sua diferença pelo genuíno, pelo amor ao clube, pelo orgulho que as pessoas sentem em chamar-se Porto D'ave. Para quem trabalha no clube é evidente esta faceta pois ela sente-se, respira-se, envolve-nos no dia-a-dia de trabalho. É o nosso alimento nas horas menos boas, na hora do insucesso.
Os iniciados...bem...os iniciados fizeram o seu caminho. Aprendemos juntos, rimos juntos, choramos juntos...sempre juntos, e esse tem de ser o caminho da formação...a aprendizagem conjunta. Conseguimos sentir-nos mais fortes e mais crescidos do que quando começamos a caminhada e isso, para mim, enquanto educador/formador/treinador, é sinal de sucesso. No entanto, esse sucesso principal pode não ter sempre paralelo nas classificações finais...no nosso caso, apesar de ambicionarmos sempre mais, penso que esse paralelo foi conseguido. O facto de o clube conseguir colocar as suas camadas de formação em divisões superiores e , consequentemente, mais competitivas, reflectir-se-á na qualidade do desenvolvimento dos seus atletas. o GDPA tem-no conseguido gradualmente. Faltam os Juvenis...acredito nos próximos dois anos.
Mas a minha maior motivação ao escrever este comentário era, sinceramente, cumprimentar o autor do blogue. Se tudo aquilo que referi em relação ao clube é verdadeiro, isso deve comprovar-se pelo seu exemplo de dedicação e amor ao clube. De uma forma apaixonada, personifica a mística do GDPA. Há muito tempo que oiço falar em mística no futebol...hoje pareço ter encontrado o seu verdadeiro significado...;) Também tu estás de parabéns por mais uma época que termina e na qual, mais uma vez, demonstraste toda a tua paixão pelo clube...e como eu a admiro, mesmo...Parabéns e um abraço!
Estendo esse abraço a todos os atletas, colaboradores, dirigentes e adeptos do GDPA. Não tenho dúvidas que este ano o GDPA, em todos os campos, nas mais diferentes modalidades e escalões, revelou e deu a conhecer esta mística.


Até ao ano...ou até um dia destes!"

21 de Maio de 2010 15:37


"Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fieis a nós mesmos"

Friedrich Nietzsche

1 comentário:

Tiko disse...

obrigado marinho por esta grande epoca....obrigado GDPA por tudo!!