quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ROMARIA N. S. PORTO D'AVE - 2012



Já se sente a azáfama da aproximação de mais uma Romaria em honra de Nossa Senhora do Porto d'Ave, e como é habitual, esta grandiosa festa tem a vertente religiosa, principal motivo da sua realização e que ano após ano se vê aumentar o número de fieis, e há também um vasto cartaz de eventos culturais e muitos divertimentos, e não menos importantes são as tradições gastronómicas dos Bifes e Melões, e é este conjunto de atracções que fazem com que multidões rumem todos os anos a Porto d'Ave para participar numa das maiores Romarias de Portugal.

E como vem acontecendo desde há quase três séculos, a Romaria de Nossa Senhora do Porto d'Ave conta com as Novenas, com a primeira a ter início pelas 9,00 horas no último Sábado de Agosto, dia vinte e cinco. As seguintes terão o mesmo horário com a excepção da segunda, Domingo de N. S. da Boa Morte e da última, principal dia da festa, que terão o seu início pelas 10,30 e 11,00 horas respectivamente. Todas contam com a pregação a cargo de Rev. Padre Albano Teixeira Fraga, e serão abrilhantadas pelo Grupo Coral de Porto d’Ave. No final de cada uma é cantada a Ladainha de Nossa Senhora em latim, com todos os presentes a emprestarem a sua voz numa grande manifestação de Fé, e ao mesmo tempo proporcionando um magnífico espectáculo Cultural.


No final da Novena do dia de N. S. da Boa Morte, dia vinte e seis, será organizada uma Procissão carregada de simbolismo e devoção, no pequeno percurso entre o Santuário e a Capela de Nossa Senhora da Boa Morte. Recordo que este pequeno monumento mas de riquíssimo valor religioso e cultural, foi alvo dum meticuloso restauro que foi inaugurado há um ano, e é merecedor da nossa maior reverência.

.
A Procissão de Velas é o ponto mais Nobre da Romaria e move cada vez mais fieis. A sua realização, será na Sexta à noite, dia 31 de Agosto pelas 21,00 horas, com saída do Santuário seguida do trajecto habitual. O andor iluminado com a Imagem de Nossa Senhora do Porto d’Ave, será seguido por um Rio de Fogo provocado por mais de um milhar de velas acesas que são transportadas nas mãos dos fieis, numa arrepiante manifestação de Fé e Devoção a Nossa Senhora do Porto d’Ave. 
No Sábado, dia um de Setembro pelas 17,00 horas, o Santuário de Nossa Senhora do Porto d’Ave volta fazer-se pequeno para receber todos fieis que participam na Cerimónia Religiosa de grande louvor a DEUS, onde decorrerá a Adoração ao Santíssimo sacramento.

.
Para o último Domingo da Romaria, dia dois de Setembro, estão reservados mais dois grandes acontecimentos religiosos. Pelas 11.00 horas dará início a última Novena da Romaria 2012 e será presidida por Sua Excelência, o Senhor Arcebispo Primaz de Braga. Esta celebração será transmitida em directo pela Rádio Renascença, para que os devotos que não podem estar presentes, possam assistir a esta cerimónia através 
desta via de comunicação.



Da parte da tarde, pelas 17,00 horas dará início a grandiosa Procissão Solene, que conta com a participação de mais de uma centena de Figurantes e vários Andores enfeitados com flores naturais. A organização deste acontecimento é da responsabilidade do Agrupamento de Escuteiros de Porto d’Ave e conta com Guarda de Honra Montada a Cavalo, a Fanfarra dos Escuteiros de Garfe e o Grupo de Romeiros de Ribeira do Cávado. Este é um dos acontecimentos mais marcantes da Romaria, e são largas dezenas de milhar de pessoas entre os participantes e todos que ao longo do percurso preenchem ambas as bermas da estrada, para assistir não apenas a uma inigualável manifestação de vivência da Fé, mas também a um magnífico espectáculo proporcionado pelo rigor da organização de toda estrutura, o brilho dos Figurantes e Andores enfeitados com flores naturais, e também pela infindável multidão que envolve todo o cortejo. 
Para terminar a vertente religiosa da Romaria, e como vem sendo habitual, podemos ainda assistir a mais uma Homenagem a Nossa Senhora do Porto d’Ave na grandiosa Sessão de Fogo de Encerramento da Romaria.
Além da vertente religiosa, importa realçar outros motivos que atraem multidões a Porto d'Ave na Romaria de Nossa Senhora do Porto d'Ave, como é o caso das tradições gastronómicas dos Bifes e dos Melões, que tem lugar cativo em todas as mesas. A sua importância tornou-se de tal forma relevante, que Romaria dos Bifes e dos Melões passou a ser outra denominação desta festa.

Também os instrumentos musicais, tradicionais da nossa região, são cada vez mais uma referência na Romaria. Depois de alguns anos com menos notoriedade, os Tocadores de Concertina e Cavaquinho entre outros, voltam a animar os dias e as noites e é cada vez maior a afluência de aficionados que isoladamente ou em grupo rumam a Porto d'Ave nesta data.

Outro factor de grande importância na preservação, ou mesmo enriquecimento das tradições, é a exibição de Gado no topo do Arruado na manhã do primeiro Domingo da festa, uma semana antes do grande dia, e atrai cada vez mais público incentivando desta forma a uma sã competição entre os diversos proprietários dos talhos das redondezas, contribuindo desta forma para um aumento da qualidade e uma maior promoção dos Bifes à Romaria.

O programa de entretenimento, que tem contado nos últimos anos com vários espectáculos culturais durante todas as noites da festa, é outro factor relevante no engrandecimento da Romaria. Sem desrespeitar a linha orientadora das comemorações, que relembro, é o nascimento da Virgem Maria, existem espectáculos para os mais variados gostos, preenchendo todas as noites da semana.

O arranque simbólico desta grande festa está marcado para as 24.00 horas de sexta-feira, com um "Brinde de Romaria" que terá lugar na Praça das Músicas junto ao Bar Noite Gerações, onde estão todos convidados a participar. Esta noite, conta com a animação de Zé Miguel, que nos presenteará com um espectáculo carregado de muita música  animação.
.

No Sábado, dia 25 de Agosto, o habitual Festival Folclórico terá início pelas 21,00 horas. Em cima do palco estarão grupos representantes de várias regiões do país, e como não podia deixar de ser, entre eles está como anfitrião da noite, o Rancho Folclórico de Porto d'Ave. Esta noite encerrará com a primeira sessão de Fogo de Artifício da Romaria 2012.



No Domingo, dia 26 de Agosto, atracção da noite é da responsabilidade do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, que em frente ao Baldaquino, nos brindará com a peça de teatro, “O Desejado”, uma representação  que tem merecido os maiores aplausos, desta vez a ser apresentada num local beleza arquitectónica e paisagística única que proporcionará ainda mais brilho a todo o espectáculo.

Uma novidade no programa da Romaria 2012 é um desfile de moda que terá lugar na noite de 27 de Agosto, Segunda de Romaria, onde a Praça das Músicas conta com a presença de nomes sonantes no mundo da moda, como a Joana Cruz, uma filha de Porto d'Ave que já conquistou o primeiro lugar num concurso televisivo, precisamente do dia da Romaria de 2010.

No dia 27, Terça de Romaria, será a vez dos mais ou menos desafinados subirem ao palco para alguns minutos de fama, com uma noite de Karaoke a dar oportunidades a todos para brilhar. Não é necessário ter talento, basta ter coragem para segurar o microfone e enfrentar um público pouco exigente. Será sem dúvida uma noite muito animada, onde não irão faltar os aplausos entre algumas gargalhadas e assobios que caracterizam também estes eventos.

No dia 28, haverá um Encontro de Concertinas que terá início pelas 21.00 horas. Esta será sem dúvida uma noite muito animada com a particularidade de representar uma tradição, que depois dum período com menos visibilidade, regressou recentemente  e com grande impacto, tornando-se também já num marco significativo da Romaria de Porto d'Ave.

No dia 30, será a vez do Grupo Desportivo de Porto d'Ave apresentar todos os escalões que irão vestir a camisola axadrezada na época 2012/2013, e desta forma, mais de uma centena de atletas subirão ao palco, apresentando-se em frente da Fonte do Chinês, a mesma que envergam na Camisola, para receberem um grande aplauso da multidão de sócios e adeptos que estarão presentes.

 
No dia 31 de Agosto, Sexta de Romaria, terá lugar na Praça da Músicas o programa “Noite Gerações”, que começa ao início da tarde com muitas actividades radicais, sempre acompanhadas com o som musical a cargo dos DJ’s Sidónio, Viktor Soul e ainda podemos assistir a um espectáculo de hip-hop pela banda “Reais de 90”. Como não podia deixar de ser, este espectáculo será interrompido durante a Cerimónia Religiosa “Procissão de Velas” e no final terá início a noite mais aguardada da Romaria, com José Cid a abrir o palco, seguido dos DJ's Rui e Cirilo com música anos 80. De seguida, Ruy Vercetti, Paulo Coelho e Luigi transportam-nos novamente para o sec XX e Pedro Cazanova será o D'j que fechará a Noite Gerações 2012. 


No Sábado, a principal Noite da Romaria, conta com mais um grande espectáculo musical a cargo da “Banda Régis” que irá actuar desde as 22,00 horas até ir bem alta a madrugada, onde se espera a habitual interactividade entre artistas e a multidão que irá marcar presença naquele animado recinto. 
.
Domingo, 2 de Setembro, último e principal dia da Grande Romaria, pelas 14.00 horas dará entrada a Banda Musical de Rio Mau (Penafiel) que actuará até ao encerramento da festa. No final da noite, está também marcada uma rusga de concertinas.


Nas noites de Sexta e Sábado haverá sessões de Fogo de Artificio e no Domingo podemos assistir a ao encerramento da Romaria 2012 com um espectáculo de Pirotecnia único e cuidadosamente enquadrado com aquele espaço de inigualável beleza arquitectónica. Cachoeira, Fogo Aquático, Fogo Cruzado, e variadíssimas formas desta secular arte, a encerrar a Romaria, deixando maravilhada uma moldura humana que ano após ano cresce cada vez mais.

Estão todos convidados a vir à Romaria. Visitem o Santuário, o Museu de Arte Sacra, participem nas cerimónias religiosas, desfrutem de fantásticos espectáculos culturais e saboreiem um Bife à Romaria e uma fatia de Melão, acompanhado pelo indispensável verde da região. Visitem Porto d'Ave.






Sem comentários: