sábado, 12 de janeiro de 2013

Adelino Abreu - Um artista de Porto d'Ave




"Porto d'Ave Tem Talento" é uma 'expressão' cada vez mais badalada, e não são raras as vezes que constatamos que ela faz todo sentido. Desta vez refiro-me a um artista plástico nado e criado na nossa terra. Chama-se Adelino Abreu, tem trinta anos e é o décimo primeiro de treze filhos do  já falecido Alberto Abreu e da Dona Angelina, com quem o artista e um irmão vivem actualmente no lugar de Santo Amaro.


Confesso que fui apanhado de surpresa, quando no último Verão me deparei com alguns dos seus trabalhos que estavam expostos no local onde funcionava o Bar Noite Gerações.
Não estando eu habilitado a fazer avaliações mais detalhadas neste campo, apenas posso dizer que fiquei impressionado, e era com enorme satisfação que escutava as críticas de várias pessoas,  que mais conhecedoras e preparadas nesta matéria, não poupavam comentários elogiosos a cada quadro.



Temos notado que nos arredores, tem surgido uma geração de pseudo-artistas com um tanto de pseudo-intelectualidade à mistura, que não param de fazer ruído a reclamar 'condecorações' e 'homenagens', fazendo lembrar os charlatões a vender seis pares de meias pelo preço de um, e depois reparamos que elas não tem calcanhar. 
Na verdade, quando a arte é exactamente isso, 'Arte', não há necessidade de pegar num altifalante para a fazer notar, e o Lino não reclama reconhecimento nem exige 'montras' para expor o seu trabalho. Este  artista, coloca a tela no cavalete, pega nas tintas e nos pincéis e,  discretamente faz aquilo que mais gosta, pinta, simplesmente pinta,  e o resultado da sua obra basta e não precisa de 'ruidar' para que ela seja notada. 
Parabéns Lino, continua a pintar e a maravilhar-nos com obras de arte como a do Santuário de Nossa Senhora do Porto d'Ave que encabeça este post, que é sem dúvida aquela que, pelas mais variadas razões, eu mais admiro.





Sem comentários: