segunda-feira, 24 de maio de 2021

Vitória da Melhor Equipa em Campo

O Porto d’Ave venceu o Desportivo de Ronfe na despedida da primeira volta no nosso Parque de Jogos. Esta é a quarta época consecutiva em que estes dois emblemas ombreiam entre si, e esse factor anunciava uma partida equilibrada entre duas formações que se conhecem bem e ambas transportaram para dentro das quatro linhas uma estratégia bem estudada com o objectivo de superarem o adversário e conquistar os três pontos em disputa. Também a proximidade de posições na tabela classificativa contribuiu para despertar o interesse nesta partida e as bancadas do nosso Parque de Jogos vestiram-se não só de adeptos de ambos emblemas mas também de muitos aficionados pela modalidade que se deslocaram a Porto d’Ave para assistir a um confronto que é já considerado um derby do futebol distrital.

O Porto d’Ave perante os seus adeptos e com a possibilidade de igualar o adversário na tabela assumiu desde cedo que a partida era para vencer e ainda não estava decorrido um minuto quando ameaçou a baliza do Ronfe numa jogada em que fica uma grande penalidade por marcar por mão na bola que o árbitro fingiu não ver. Ao oitavo minuto o golo voltou a estar perto mas a bola sai ligeiramente ao lado após um remate de Bife. O Porto d'Ave era claramente a melhor equipa e com quinze minutos jogados acaba por se colocar em vantagem através dum canto apontado por Zé Beto e Neves de cabeça envia a bola que ainda bate no chão e com alguma cerimónia acaba no fundo das redes.

O nosso adversário apenas à passagem da meia hora ameaçou a baliza de Abreu com um pontapé de bicicleta em que o nosso guardião evita o golo com uma grande intervenção a dois tempos. No minuto seguinte o golo da igualdade acabou mesmo por surgir através duma grande penalidade apontada prontamente com o apito do árbitro a fazer um ruído quase ensurdecedor, tal era o entusiasmo do homem que o soprava.

Mas os festejos do Ronfe duraram pouco tempo e a igualdade voltou a ser desfeita passados dois minutos com Zé Beto a receber a bola pelo lado direito e faz um cruzamento rasteiro e em força para a área beneficiando dum adversário que faz tabela em direcção à própria baliza com o guardião do Ronfe a ser surpreendido por um colega que estava no sitio certo há hora errada, ou certa, depende do ponto de vista. Antes do intervalo a bola ainda voltou a bater nas mesmas redes num cabeceamento de Bife, mas o fiscal de linha levanta a bandeirola assinalando mais uma vez fora de jogo que não existiu.

Apesar da vantagem, os nossos jogadores na segunda parte continuaram a remar em direcção à baliza adversária e ampliam a vantagem ao oitavo minuto, novamente através dum canto apontado por Zé Beto com Bife a fazer o terceiro para o Porto d'Ave. Já antes o guardião do Ronfe tinha evitado o golo a Zé Beto que depois de fugir com a bola pelo lado direito rematou forte para uma grande defesa. A vantagem de dois golos trouxe alguma tranquilidade mas quando faltavam dez minutos para o final do tempo regulamentar o Ronfe reduz para a margem mínima e a partir daqui os nossos jogadores foram enormes a tapar todos os caminhos da baliza de Abreu e não permitiram que os três pontos fugissem.

A nossa equipa realizou uma exibição muito positiva e é com inteira justiça que os três pontos tenham ficado em Porto d’Ave, mas importa destacar a prestação de Zé Beto que fez três assistências que originaram o mesmo número de golos, com o segundo a ser apontado por um jogador do Ronfe na própria baliza. Já a equipa de arbitragem merece nota negativa, e registe-se que não se tratou apenas de incompetência. Foram erros a mais todos no mesmo sentido, e quando assim é não restam dúvidas que estavam comprometidos.

Antes da viragem do campeonato o Porto d’Ave ainda tem mais uma importante partida para realizar e o adversário que vamos encontrar na última jornada chama-se Arões S. C. e ocupa a terceira linha na tabela classificativa, e ainda na época passada disputou a subida até à última jornada. Quem acompanhou de forma atenta o anterior campeonato ficou mesmo com a sensação que se não fosse tão gritante a falta de verdade desportiva o confronto entre estes dois emblemas na presente época não seria realizado na regional mas sim na Terceira Divisão Nacional, por isso será a esse nível que essa partida será disputada. Esta é uma deslocação tradicionalmente difícil, mas a conquista dos três pontos está ao nosso alcance e poderá ser o tónico necessário para encarar a segunda volta com mais optimismo e tranquilidade, por isso no último Sábado de Janeiro nada é mais importante que rumar ao Parque Desportivo de Arões e apoiar a nossa equipa.

Sem comentários: