sábado, 18 de maio de 2013

Tapete Verde no Campo de Futebol do Porto d'Ave


Venho por este meio tornar pública a minha opinião relativamente à localização do tão desejado e agora também indispensável sintético, que há tantos anos ansiamos ver estendido no rectângulo de jogo do nosso campo de futebol, e que brevemente será uma realidade.
Recordo que mesmo antes do sintético, a aproximação do campo à bancada chegou a estar perto de ser concretizada, e nessa altura apenas foi adiada por sentirmos que o 'tapete' estaria para breve quando nos foi prometido há doze anos pelo presidente da câmara de então. Agora, noto que há algum desinteresse, quando são inúmeras as vantagens e sem qualquer aumento monetário na realização da obra desta forma.

Nas últimas décadas não foi construído único estádio de futebol  com pista de atletismo, e houve várias situações em estádios onde a pista deixou de existir para aproximar a bancada do rectângulo de jogo (os antigos estádios da Luz e das Antas são dois desses exemplos). Além de tornar o espectáculo duma partida de futebol mais aliciante e assim atrair mais público, é sobretudo em termos competitivos que são evidentes as maiores vantagens, e o factor casa pode decidir uma época, e uma época pode decidir o êxito na vida dum clube de futebol. Recordo que o Porto d'Ave quando se mobiliza para jogos importantes, tem os melhores adeptos do mundo, e num jogo decisivo, em que esteja em causa uma vitória para alcançar objectivos, não é necessário ter sido jogador de futebol para saber que o incentivo vindo da bancada assim como alguma pressão sobre os adversários pode fazer toda a diferença, e quanto mais perto estiver a equipa dos adeptos mais esse factor será determinante para a conquista de vitórias.

Há também o aproveitamento do terreno, e com a aproximação à bancada, um segundo campo de futebol com medidas oficiais acima das mínimas podia ser o passo seguinte, e o único lugar onde isso seria possível é no terreno que ficaria para além do sintético junto à estrada do Ribeiro. Para os mais descrentes, nem é necessário fazer como eu fiz um dia e medir no local, pois agora há uma ferramenta fácil de usar, a Google Maps, que pode tirar as dúvidas sem ter que sair da frente do computador!

Outra vantagem seria o aproveitamento da luz para jogos nocturnos, pois com o 'tapete verde' também alguns clubes tiveram que reforçar a iluminação uma vez que o espaço fica mais escuro, (o Prado é um desses exemplos),  e se tivermos também a pista os holofotes terão que se manter distantes, enquanto com a aproximação do campo à bancada e uma vedação com placares de publicidade à volta do terreno do jogo, a luz concentrava-se muito mais na área que importa iluminar.

Sei que um dos motivos para não realizar a obra como sempre foi pensada, tem a ver com a possibilidade de construir no futuro uma pista de atletismo em tartan. Não posso deixar de achar estranho que esperamos décadas por um investimento necessário para uma modalidade onde temos mais de uma centena de praticantes, e possamos agora sonhar com um investimento idêntico em termos monetários para uma modalidade, que da qual não conhecemos um único praticante ou aficionado. E desta forma teríamos um estádio de atletismo com um campo de futebol, quando fazia sentido que fosse o futebol em primeiro lugar, pois foi a paixão por esta modalidade que impulsionou a criação do Grupo Desportivo Porto d'Ave e que continua a movimentar centenas de pessoas entre praticantes e adeptos.

Estou certo que as opiniões valem mais pela origem de quem as profere do que pelo seu conteúdo. No entanto, acredito que esta carta possa despertar uma maior reflexão,  apesar de vir 'apenas' de mim, embora outros que agora me apelidam de 'bota-abaixo' sempre que tenho uma opinião diferente, também partilhassem durante anos a posição que continuo a defender.

E porque se trata do Porto d'Ave, não ficaria bem com a minha consciência se não alertasse para aquilo que considero um erro que depois de cometido ficaria muito difícil de corrigir numa obra tão importante para o êxito no futuro desta grande instituição que é o Grupo Desportivo de Porto d'Ave.

Abraço a todos Portodavenses

        Tó de Porto d'Ave