quarta-feira, 28 de março de 2012

Poema da Mindinha das Escolas

Dizer que a Mindinha das Escolas é uma pessoa excepcional em múltiplas vertentes, e que a todos que com ela convivem, sempre faltam as palavras certas para a descrever com a justiça que merece, não é novidade. Quase meio século a prestar excelentes serviços na Escola Primária de Porto d'Ave, com tarefas, ora denominadas de empregada das escolas, mais tarde contínua e agora, esta actividade profissional, a par de muitas outras, alcança um título ainda mais 'chique', e chamam-se Auxiliares Educativas. Mas o valor do desempenho profissional, não está no título que carrega, mas sim na nobreza e dignidade que cada um desempenha nas suas funções, e a Mindinha das Escolas, foi, e é, uma Mulher muito acima de qualquer título que queiram dar à profissão que sempre desempenhou, e digo profissão quando podia dizer vocação, mas apesar da Mindinha ter sido a número 1 na sua profissão, a sua vocação não era aquela, mas sim viver num palco, nas artes de representação, qual Maria Ruef a ofuscaria.
Mas o motivo deste post é outro, e acabo de conhecer mais um talento, que até sem muita surpresa, porque ao longo da vida, a Mindinha surpreendeu-nos tanto que quase deixamos de nos surpreender quando revela mais um talento. Trata-se da sua veia poética, e acabam de me chegar às mãos cinco quadras da autoria desta grande Filha da nossa terra, que inspirada na Feira dos 25 em Quintela, que este ano foi um grande êxito, escreveu assim:


A Padroeira da Terra
Toda a gente louvou
Cantando Avé-Maria
Em casa ninguém ficou

À Nossa Sra da Graça
Que é mãe de muito poder
Suas Graças recebidas
Vieram agradecer

Da feira também falamos
Que tudo muito bem correu
Cobertores, chinelos e farturas
Ali tudo se vendeu

A corrida de cavalos
Foi bonita p´ra valer
Veio povo de muito longe
P´ra ver os burros correr

É uma feira anual
Como há tantas no país
Mas esta é muito antiga
É do tempo de D. Dinis!

(Minda)


domingo, 25 de março de 2012

Feira dos 25 em Quintela


O tempo de sol e o facto do dia da secular Feira dos 25 coincidir com um Domingo, contribuíram para que a adesão fosse ainda maior que a habitual. Música, Teatro, Fogo de Artifício, Concurso de Gado, Corrida de Cavalos, e muitos mais motivos que juntamente com a devoção à Senhora da Graça, levaram centenas de pessoas a visitar Quintela durante o fim de semana. Não sendo possível acompanhar todos os momentos da Feira dos 25, ficam aqui algumas imagens que traduzem a animação que se vive desde há mais dum século, todos os anos nesta data em Quintela.
Desde já, se alguém tiver fotografias doutros momentos que importem registar, como a Procissão, que não me foi possível presenciar, agradecemos nos façam chegar ao blogue para poder publicar.
















segunda-feira, 5 de março de 2012

Dupla de Porto d'Ave brilha no Torneio de Sueca em Agrela.


Cerca de uma dezena de “Jogadores de Sueca” de Porto d'Ave, responderam positivamente a um convite para participar num Torneio de Sueca em Agrela, e os resultados alcançados são motivo de orgulho para nós. O Título de Campeão foi conquistado pela Equipa constituída pelo Tó Soares e Jorge Monteiro, que depois duma prestação menos conseguida no primeiro dia da competição, conseguiram uma reviravolta brilhante, chegando à final, onde levaram de vencida a poderosa dupla José Agostinho e António Morgado.

Este torneio fica caracterizado pelo sã convívio entre todos os participantes, com destaque para o senhor António Morgado, uma figura típica daquela aldeia que nos contagiou a todos pela sua simpatia e alegria.