quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mensagem Ano Novo


2012 está à porta, e as instituições que albergam o distinto nome Porto d'Ave, encontrarão muitas dificuldades nesta etapa, mas estarão certamente preparadas para as adversidades com que sempre se depararam, agravadas pela actual conjuntura de diversos factores por todos conhecida, que tornam ainda mais difíceis, (mas nunca impossíveis) a concretização dos planos traçados.

Nestas horas, a união terá que ser ainda mais sentida, pois só dessa forma, o grande nome Porto d'Ave ultrapassará as barreiras que se erguem e dará continuidade ao brilhante caminho que vem percorrendo em toda a sua história, e que tantos motivos tem para nos orgulhar a todos.

Todos nós, Portodavenses, temos o dever de preservar a grande herança que recebemos. 2012 é mais um capítulo deste grande e lindo Livro chamado Porto d'Ave, e as páginas estão ainda em branco, à espera das palavras que lá colocarmos. Somos nós os autores deste novo capítulo, e todos juntos podemos escrever muitas Páginas Douradas, honrando desta forma aqueles que nos antecederam, e ao mesmo tempo incutir a responsabilidade de dar continuidade a esta obra a todos aqueles que nos sucederão.

Feliz Ano Novo para todos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Feliz Natal


LITANIA DO NATAL

A noite fora longa, escura, fria.
Ai noites de Natal que dáveis luz,
Que sombra dessa luz nos alumia?
Vim a mim dum mau sono, e disse: «Meu Jesus…»
Sem bem saber, sequer, p
orque o dizia.

E o Anjo do Senhor: «Ave, Maria!»

Na cama em que jazia,
De joelhos me pus

E as mãos erguia.
Comigo repetia: «Meu Jesus…»
Que então me recordei do san
to dia.

E o Anjo do Senhor: «Ave, Maria!»

Ai dias de Natal a transbordar de luz,
Onde a vossa alegria?
Todo o dia eu gemia: «Meu Jesus…»
E a tarde descaiu, lenta e sombria.

E o Anjo do Senhor: «Ave, Maria!»

De novo a noite, longa, escura, fria,
Sobre a terra caiu, como um capuz
Que a engolia.
Deitando-me de novo, eu disse: «Meu Jesus…»

E assim, mais uma vez, Jesus nascia.

(José Régio)


sábado, 17 de dezembro de 2011

Porto d'Ave ainda com mais brilho


Merecia mais público o Concerto de Natal com que o Grupo Vilancico nos brindou na noite de ontem, no Santuário de Nossa Senhora do Porto d'Ave.

Quem esteve presente, pode testemunhar que este espectáculo não era de perder, pois assistimos a uma magnífica sintonia, onde o Coro Vocal rimava com o espaço, como se a sumptuosidade das vozes que se ouviam e a arquitectura e decoração do Santuário fossem pensados um para o outro, numa simbiose perfeita de troca de deslumbre. Também a simpatia e alegria de todos elementos que constituem o Grupo Vilancico, contribuiu para dar ainda mais cor e brilho a todo aquele quadro de ímpar beleza religiosa e cultural.

No final do espectáculo, a festa continuou num ambiente familiar na casa do Francisco Soares, Mesário da Confraria, onde todos tiveram oportunidade de emprestar a voz alargando o número de elementos do Grupo Vilancico para as duas dezenas. (Não existem gravações desses momentos e talvez até o post fique melhor sem elas.) Ficou por combinar a hora e local do próximo ensaio!!!!

Resta mais uma vez agradecer a toda a Família do Grupo Vilancico, não só pelo espectáculo com que nos presentearam, mas também pela simpatia e alegria que irradiaram durante toda a visita a Porto d'Ave. Porto d'Ave é motivo de ainda mais orgulho para mim após esta noite. Muito Obrigado a todos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Concerto de Natal em Porto d'Ave




O Santuário de Nossa Senhora do Porto d'Ave vai ser palco dum Concerto de Natal na noite da próxima sexta-feira, dia 16 de Dezembro, com início marcado para as 21,00 horas.

A magnífica voz dos doze músicos que compõe o “Grupo Vilancico”, da Academia de Música Valentim Moreira de Sá, irá proporcionar um espectáculo nunca antes visto neste local.

Fazem parte deste grupo vocal Margarida Salvador, Maria Ferrero (Sopranos), Carla Alves, Esmeralda Lobo e Manuela Dias (Contraltos), António Filipe Gomes, João Felgueiras e Manuel Fernandes (Tenores) e António Martins, Luís Santos e Pedro Arantes (Baixos). Está sob a direcção de Domingos Salvador desde a sua fundação, em 2004.

A entrada é gratuita e este Concerto é totalmente oferecido por toda a família do Grupo Vilancico, a quem desde já envio os maiores agradecimentos por tão nobre gesto e que tanto irá enriquecer o Património Cultural do nosso Santuário.


Porto d'Ave Tem Um Campeão



Hugo Maia, acaba de se tornar no Número Um Nacional de Ténis, na categoria Sub 10. Este Puto Maravilha é filho do Cirilo e da Né Maia e neto do saudoso Raul Maia. A paixão pela modalidade, aliada a muita dedicação e apoio dos pais, estão na origem de todo este sucesso, e quem conhece o Hugo não fica de todo surpreendido que tenha alcançado o estatuto de 'Special One' na sua categoria.

Já antes o Hugo tinha alcançado títulos regionais, e o eco das suas vitórias não passou despercebido, originando a sua chamada para integrar a Selecção nacional de Sub 12.

Parabéns Miúdo.