terça-feira, 31 de agosto de 2010

Romaria Centenária na Noite da Comunidade

Música, Dança, Vinho, Bifes, Melão e Melancia e muito humor. Tudo isto foi apresentado na noite de Terça de Romaria. Apesar da chuva que chegou mesmo a ultrapassar a linha de uma simples ameaça, ninguém ficou em casa e a Praça voltou a tornar-se pequena para albergar um fantástico público que ria e aplaudia continuadamente. A noite era da responsabilidade do Centro Social e da Escola EB1 de Porto d’Ave e os artistas foram os Alunos, Professores, Auxiliares e Pais.

Um talentoso elenco e uma encenação da Romaria no início do século passado levaram a nossa comunidade a fazer uma viagem no tempo. O rigor depositado em cada pormenor, desde o vestuário ao sotaque, as brincadeiras das crianças, os arranjos matrimoniais e com o avançar da hora e os garrafões já vazios não faltaram as cenas de pancadaria habituais dessa época quase sempre por causa de “saias”, sempre ao som das concertinas e dos cantares tradicionais com momentos cheios de humor sempre presentes.

Começa-se a instalar alguma preocupação com espectáculos a realizar no futuro, porque a continuar esta onda da veia artística em Porto d’Ave com revelações cada vez mais surpreendentes vindas de todos cantos, corremos o risco de a curto prazo ficar com a plateia vazia e não haver palco que chegue.

No final, os responsáveis pelas instituições que tornaram possível a realização desta magnífica Noite de Romaria mostravam-se muito agradados e não pouparam elogios a todos que colaboraram e participaram neste projecto com tão excelentes resultados. O Senhor Padre Augusto começou mesmo a sua intervenção com as seguintes palavras com que termino o post: "Isto é Romaria no seu esplendor".


Chuva de Estrelas na Romaria

Sara Tavares, Celine Dion, Xutos, Luís Represas e muitos outros artistas abrilhantaram a noite de Segunda de Romaria. Não parecia, mas a administração do Blogue pode garantir que se tratavam de imitações. A noite era de Karaoke e as vozes que proporcionaram este grandioso espectáculo eram de Porto d'Ave e de lugares vizinhos. Vários artistas locais deram a conhecer um talento que surpreendeu uma enorme plateia que se apresentava continuadamente com os olhos em bico perante as actuações que lhes eram oferecidas.


No início apenas algumas jovens demonstravam coragem para enfrentar um público que encontrava mil e uma razões para aplaudir de pé e de forma interminável cada actuação, pois o brilho que transbordava no palco era tal que comparado a ele era negra a luz da iluminação do Baldaquino.


Com o avançar da hora, e depois de alguns barris de cerveja mudados no Bar, a inspiração começou instalar-se em toda a plateia e a lista de espera para subir ao palco aumentava directamente proporcional à quantidade de finos servidos. E foi então que se revelaram alguns talentos até hoje escondidos.

Mas não seria justo terminar este post sem destacar a prestação de dois jovens que interpretaram a música de Roberto Carlos, “As Baleias”. O público estava incrédulo com as semelhanças entre a actuação que estava a ouvir e o original do artista brasileiro de renome internacional e houve mesmo quem se dirigisse ao palco para confirmar se não se tratava de play-back. Também aqui a administração do blogue tem fontes fidedignas de que a voz que se ouvia na Praça era mesmo do dueto constituído pelo Dias e o Tó. (eles tinham pedido anonimato, mas isso seria um crime horrendo praticado ao mundo da cultura e do espectáculo se estes dois nomes se mantivessem arredados dos grandes palcos). Lamentamos apenas que uma falha técnica tenha impossibilitado a apresentação do vídeo dessa actuação, mas a forma como o eco dos aplausos ainda se faz ouvir diz quase tudo relativamente a este ímpar momento musical, e... até talvez o post fique melhor só com a fotografia.

Também os elementos da Real Confraria de Nossa Senhora do Porto de Ave que se encontravam presentes quiseram participar na festa com uma actuação muito conseguida com destaque para o senhor Aníbal, um homem que trata o palco por "tú".

Esta foi mais uma fantástica noite com a Praça cheia de público num verdadeiro ambiente de Romaria.

domingo, 29 de agosto de 2010

"Pássaro de Papel" na Romaria


--> -->
Casa cheia na mais bela sala de visitas do nosso concelho, para assistir à peça “Pássaro de Papel” sob orientação do Director Artístico Moncho Rodrigues, que o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso apresentou com brilhantes representações de Sofia Lemos e Isabel Pinto a dar vida às personagens Pássaro de Papel e uma Menina que acreditava na beleza dos seus sonhos.
Em frente do palco, encontrava-se o esplendor arquitectónico inigualável do Baldaquino, a enriquecer ainda mais todo espectáculo.
No final, as duas actrizes antes de regressar aos camarins, quiseram ouvir opiniões duma numerosa e maravilhada plateia que se revelava muito tímida, e a coragem acabou por vir dos mais pequenos, dando origem a um final do espectáculo muito bonito com o palco cheio de crianças, que depressa aprenderam uma canção que fazia parte da peça apresentada e cantaram juntamente com as actrizes.

Exibição de Gado no Terreiro dos Divertimentos

Não faz oficialmente parte do programa, mas é habitual no primeiro Domingo de Romaria a exibição de Gado por parte dos proprietários de vários talhos da região. De raça Barrosã, Galega ou Mirandês, todos se apresentavam pomposos e orgulhosos pela honra de serem seleccionados para participar na grandiosa Romaria dos Bifes.

Esta aposta na qualidade por parte deste sector comercial está directamente ligada ao aumento da popularidade da tradição gastronómica das Festas de Porto d’Ave, e é notório que tem ganho cada vez mais adeptos.

No final da Novena muita gente se dirigiu ao Terreiro dos Divertimentos para apreciar aqueles que serão convidados para todas as mesas de Porto d’Ave durante a semana que está a iniciar.


Nossa Senhora da Boa Morte


A segunda Novena da Romaria foi antecedida da Procissão de Nossa Senhora da Boa Morte num curto percurso entre a Capelinha junto ao Convento e o Santuário. Foi uma cerimónia religiosa bonita e muito participada onde a Confraria de Nossa Senhora do Porto d’Ave se fez representar, sendo o Andor transportado por quatro dos seus membros.

Festival de Folclore



O Terreiro das Músicas acolheu uma multidão para assistir ao Festival Folclórico realizado na noite do primeiro Sábado de Romaria. Em cima do palco estiveram quatro grupos, sendo dois do nosso concelho, um oriundo de Trás os Montes e outro da Alta Estremadura.

O Rancho Folclórico de Porto d’Ave, anfitrião da noite, foi o primeiro a actuar seguindo-se o Rancho Folclórico de Carro Queimado do concelho de Vila Real, o Rancho Folclórico e Etnográfico do Louriçal do concelho de Pombal e o fecho do festival coube ao Rancho Folclórico S. Julião de Covelas.

A todos, a Administração do Blogue endereça os parabéns pelas magníficas demonstrações de Folclore com que presentearam o público que preencheu todo o recinto.

sábado, 28 de agosto de 2010

7º Encontro Equestre Amigos N. S. Porto de Ave


Foi muito participado o desfile de Cavalos e Charretes que decorreu na tarde de Sábado percorrendo as ruas de Porto d’Ave. Esta iniciativa é ainda recente na Romaria mas conta com participantes de várias regiões do país, com alguns a deslocar-se mais de uma centena de quilómetros para estar presentes numa concentração que é já considerada emblemática para os aficionados da arte equestre.




O momento de maior simbolismo foi a cerimónia da Bênção dos animais junto ao Santuário quando o percurso estava já perto do final.

No final da tarde, os anfitriões do evento onde o Juiz da Confraria fez questão de estar presente, ofereceram uma recordação e um lanche a todos participantes onde não faltaram as concertinas e cantares ao desafio num animadíssimo convívio.



Primeira Novena da Romaria de N. S. Porto de Ave



Começou oficialmente a Romaria de Nossa Senhora de Porto d’Ave com o Santuário a ser palco duma enorme manifestação de Fé e Devoção à Virgem Maria, tornando-se pequeno para receber todos fieis que quiseram participar na primeira Novena. Tal como estava anunciado, a Assembleia Eucarística foi presidida pelo Capelão do Santuário, Reverendo Padre Augusto, ficando a pregação a cargo do Reverendo Padre João Alberto Sousa Correia, sendo abrilhantada pelo Grupo Coral de Porto d’Ave. No final ouviu-se a Ladainha cantada por dezenas de participantes que emprestavam a sua voz para dar origem a um dos mais belos momentos da Romaria e se repete em cada cerimónia religiosa que acontece diariamente até ao encerramento da festa.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Maior Romaria de Portugal


Num post anterior falamos da parte religiosa da Romaria de Nossa Senhora de Porto d'Ave como motivo da realização desta festa, mas para que a sua grandiosidade tenha a dimensão que se lhe reconhece e que ano após ano seja notório o seu crescimento, muito contribuem as tradições, nomeadamente em relação à gastronomia que
o sendo preservadas e cada vez mais divulgadas de tal forma que Romaria dos Bifes e dos Melões passou também a ser uma das denominações das festas de Porto d’Ave.

Também os instrumentos musicais tradicionais são cada vez mais uma referência na Romaria. Depois de alguns anos com menos notoriedade, os tocadores de concertina e cavaquinho entre outros, voltam a animar os dias e as noites e é cada vez maior a afluência de aficionados que isoladamente ou em grupo rumam a Porto d'Ave nesta data. A este fenómeno está directamente ligado o desfile de cavalos e charretes que recentemente enriqueceu o programa da festa e que no presente ano decorrerá na tarde de Sábado, 28 de Agosto, dia da primeira novena. É reconhecido por todos que estes convívios são sempre muito animados com a companhia destes instrumentos musicais, daí que esta tradição voltasse a ser um marco de grande relevância na Romaria.

Outro factor de grande importância na preservação das tradições é a exibição de Gado no topo do Arruado na manhã do primeiro Domingo da festa, uma semana antes do grande dia, e atrai cada vez mais público incentivando desta forma a uma sã competição entre os diversos proprietários dos talhos das redondezas, contribuindo desta forma para um aumento da qualidade e uma maior promoção dos Bifes à Romaria.

O programa de entretenimento que tem contado nos últimos anos com vários espectáculos musicais e não só durante todas as noites da festa é outro factor relevante no engrandecimento da Romaria. Sem desrespeitar a linha orientadora das comemorações que relembro, é o nascimento da Virgem Maria, existem espectáculos para os mais variados gostos preenchendo todas as noites da semana.
No Sábado dia 28 de Agosto, o habitual Festival Folclórico terá início pelas 21,00 horas animando a primeira grande noite de Romaria. Em cima do palco estarão grupos representantes de várias regiões do país e como não podia deixar de ser podemo-nos deliciar com a actuação do Rancho Folclórico de Porto d'Ave .
No final haverá uma grande sessão de Fogo de Arificio.


No domingo, dia 29 de Agosto, a atracção da noite é da responsabilidade do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso que em frente ao Baldaquino apresentará a peça "Pássaro de Papel" , com encenação a cargo Director Artístico Moncho Rodrigues e conta com Isabel Pinto e Sofia Lemos no elenco para este grande espectáculo cultural.

Na Segunda Feira será a vez dos mais ou menos desafinados subirem ao palco para alguns minutos de fama, com uma noite de Karaoke a dar oportunidades a todos para brilhar. Não é necessário ter talento, basta ter coragem para segurar o microfone e enfrentar um público pouco exigente. Será sem dúvida uma noite muito animada, onde não irão faltar os aplausos entre algumas gargalhadas e assobios que caracterizam também estes eventos.

Dia 31 de Agosto terá lugar a Noite da Comunidade com um programa da responsabilidade da Escola EB1 de Porto d'Ave. Alunos, Professores, Auxiliares e Pais revelar-se-ão verdadeiros artistas e serão a grande atracção desta divertida noite de Romaria.No dia 1 de Setembro o Grupo Desportivo de Porto d’Ave fará a habitual apresentação de todos planteis que vão representar o clube na época 2010/2011. Durante a noite serão vendidas rifas com aliciantes prémios que serão sorteados no local, com as receitas desta iniciativa a reverter a favor desta grande instituição desportiva da nossa terra. A terminar a noite haverá um espectáculo musical.
A Noite Gerações com a presença dos DJ’s Fernando Alvim, Ruy Versety, Luigi, e também Rui Fernandes e Cirilo a recordar os anos 80 será uma animadíssima noite que irá atrair multidões na Quinta Feira e a festa irá decorrer até ao sol nascer. Recordo que no dia seguinte há novena com início marcado para as 9.00 horas e vimos fazer um apelo aos responsáveis por este evento para que nesta hora o Bar se encontre encerrado e estejam já desligadas as colunas de som.

Na Sexta Feira, a grande atracção é o Grupo de Música Tradicional do Ave que a partir das 10.00 horas animará a noite com um magnífico espectáculo musical.
No Sábado, a maior “noitada” da Romaria conta com a Banda Arco Íris que irá actuar durante a noite e a madrugada com um variadíssimo espectáculo de música para todos gostos. Com a habitual interactividade com a multidão que marcará presença no recinto adivinha-se que a animação só termine com o sol já bem alto.
Domingo, 5 de Setembro, dia principal da festa, pelas 14.00 horas darão entrada a Banda Musical de Golães (Fafe), e a Banda Musical Arcoense (Arcos de Valdevez), que actuarão até ao encerramento da Romaria em constante despique. No final da noite está também marcada uma rusga de concertinas.


Nas noites de Sexta e Sábado haverá sessões de Fogo de Artificio e no Domingo podemos assistir a um espectáculo de Pirotecnia único e cuidadosamente enquadrado com aquele espaço de ímpar beleza arquitectónica. Cachoeira, Fogo Aquático, Fogo Cruzado, e variadíssimas formas desta secular arte a deixar maravilhada uma moldura humana que ano após ano cresce cada vez mais.

Mais uma vez a administração do blogue endereça o convite a todos para rumar a Porto d'Ave nesta data e marcar presença na maior Romaria de Portugal.